sábado, 19 de março de 2016

Nutrição capilar - A segunda etapa do cronograma capilar

Olá pessoal!

Já falei um pouco sobre nutrição no post sobre Cronograma Capilar, já trouxe o post com mais detalhes sobre a hidratação capilar, que você pode conferir clicando aqui, e hoje vim trazer para vocês mais detalhes sobre a Nutrição capilar.

A nutrição é que vai "alimentar" os cabelos, fazendo eles mais fortes e resistentes. Ela vai devolver a oleosidade natural dos fios. Cabelos com necessidade de nutrição tendem a ter muito frizz, serem cabelos porosos e sem balanço.

A Nutrição capilar é muito importante para cabelos cacheados, se você tem esse tipo de cabelo essa possivelmente sera sua maior necessidade.
A forma dos cabelos cacheados impede que a oleosidade do couro cabeludo se espalhe pelo comprimento, é por isso que se observarmos as substancias presentes nos produtos destinados para cabelos cacheados, notaremos que eles são ricos em nutrientes, e não tem problema você usar essas máscaras caso você tenha cabelos lisos.

Como saber se um produto é nutritivo?

O rotulo desses produtos geralmente possuem a informação "Nutritivo", entretanto algumas mascaras com informação "tratamento" ou até mesmo "Hidratante" podem ser nutritivas, por isso, como foi dito no post sobre Hidratação, é muito importante ficar de olho na composição da máscara.

Mas o que se deve observar mesmo é o resultado! Caso o resultado seja um cabelo mais sedoso e “pesado”, a máscara é nutritiva.

A Composição dos produtos nutritivos

Já expliquei bastante sobre a importância de observar a composição dos produtos nos posts sobre cronograma capilar. A composição dos produtos nutritivos é rica em Manteigas (Butter) e óleos (Oil) vegetais, geralmente combinados com componentes também hidratantes, que além de balancear a composição, irão contribuir para que os lipídios atuem plenamente sobre os cabelos.

Ao observar a composição no rótulo dos produtos capilares nutritivos, as manteigas virão escritas com o nome do extrato + Butter(Ex, Shea Butter, Manteiga de Karité) e os óleos também aparacerão da mesma forma, extrato + Oil (Ex: Avocado Oil, Óleo de Abacate).

Substâncias Nutritivas:

Óleo de Coco (Coconut Oil)
Óleo de Argan (Argania Spinosa oIL)
Óleo de Abacate (Avocato Oil)
Óleo de Oliva (Olive Oil)
Óleo de Tutano (Marrow Oil)
Manteiga de Cacau (Theobroma Cacao Butter)
Manteiga de Cupuaçu (Cocoa Butter)
Manteiga de Murmuru (Astrocaryum Murumuru Seed Butter ou Murmuru Butter)
Manteiga de Tutano (Marrow Butter)
Manteiga de Abacate (Avocato Butter)
Manteiga de Macadâmia
Manteiga de Karité (Shea Butter)


Entre outros

Para tornar sua máscara ainda mais nutritiva, misture um pouco de óleo vegetal na máscara. Costumo colocar Azeite de Oliva Extra Virgem sempre, e faço umectação com ele também nos dias de nutrição do cronograma capilar. Agora comprei o óleo de coco e vou trazer os resultados para vocês depois.

Qualquer dúvida deixe aqui nos comentários!
beijioo!!

quinta-feira, 17 de março de 2016

Tudo sobre Hidratação - Primeira etapa do Cronograma Capilar

Oiiii gente!!

Como havia prometido no post sobre Cronograma Capilar, hoje vim trazer para vocês um pouco mais sobre a Hidratação Capilar, que é a primeira etapa que aparece lá no cronograma.

Mas antes de aprofundar mais no assunto da hidratação, é importante saber um pouco sobre a Composição química dos Cabelos...

O componente primário do fio é a queratina que corresponde entre 65% e 95% do peso da fibra capilar, outros elementos. Basicamente o cabelo é composto por:
Água: chaga em torno de 10% da composição do fio.

Lipídeos: Fazem parte da composição interna e externa dos fios, esses somam 6% da composição dos fios. Os internos ajudam na estrutura do fio e os externos são responsáveis pela lubrificação ao longo do fio (a oleosidade boa).

Aminoácidos: São compostos das proteínas e somam mais ou menos 14% da composição do fio. O mais importante é a cisteína, que contém enxofre em sua molécula. Está presente em todo o polímero da queratina. Por oxidação, duas moléculas de cisteína podem formar fortes ligações dissulfeto e, portanto, ligar polímeros de queratina adjacentes. Essas ligações de cisteína contribuem para a força dos cabelos e são as principais responsáveis pela resistência.

Os cabelos são compostos ainda por, oxigênio, carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, e Enxofre. Podemos ainda encontrar Cálcio, Ferro, Chumbo e Silício.
Como expliquei no post sobre Cronograma Capilar, hidratar é basicamente repor a água dos fios. Cabelos com necessidade de hidratação tendem a ser sem brilho e ressecados.

Nossos cabelos sofrem danos diários com o cloro existente na água, poluições, sol além das químicas e colorações, o que faz com que eles enfraqueçam devido a perda de água e outros componentes, o que pode deixá-los opacos e sem vida. Por isso é importante fazer hidratações semanais, para manter o nível da água necessário para o fio.
É importante saber o que o cabelo necessita e a máscara que dará um resultado melhor.

Como saber se a máscara é hidratante?

Se no rótulo do produto apresentar a informação "hidratante", provavelmente ele servirá para este fim. Mas não é sempre! Algumas máscaras especificadas como Hidratantes nos rótulos podem ser mais nutritivas ou reconstrutoras do que hidratante, por isso é importante ficar de olho na composição.

Como já havia comentado no post sobre cronograma capilar, é muito importante observar a composição das máscaras que compramos, isso ajudará na escolha e identificação de forma mais correta do produto.

Isso não quer dizer que você vai precisar virar um Expert no assunto rs você sabendo reconhecer algumas substâncias principais já basta para conseguir identificar a função da máscara.
E não precisa ficar paranóico com isso também. Eu, por exemplo, busco máscaras hidratantes com poder nutritivo também, porque meu cabelo é muito grande e, por ser cacheado, ele perde muito a oleosidade natural ao longo dos fios, então sinto mais necessidade de nutrição do que de hidratação nos meus cabelos, por isso faço nutrição e na hidratação uso uma máscara que além de hidratar esteja nutrindo um pouco também.


O ponto mais importante para determinar que a máscara é hidratante é o resultado que ela vai dar aos seus cabelos. Uma máscara hidratante faz seus cabelos ficarem, leves, macios e brilhantesss rs

Você pode ver mais sobre isso aqui.

Você não precisa investir muuuito em máscaras hidratantes, uma máscara baratinha já faz um ótimo trabalho, e você pode potencializar ela usando o bepantol ou probentol como eu faço rs e também existem muitas hidratações caseiras super fáceis de fazer e eu até prefiro rs aqui no blog mesmo tem algumas.

ALGUMAS SUBSTÂNCIAS HIDRATANTES

Álcoois modificados
Vitaminas
Glicerina Vegetal ou Glicerina (Glycerin, Glicol, Gliceryl)
Bepantol
Açucar (Sacarose ou Derivados do Açúcar)
Extratos Botânicos
Proteína Elastina e Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein)
Panthenol
Babosa (Aloe vera)
Silicones (os Silicones são componentes utilizados para manter a hidratação nos fios, mas seu uso em excesso pode danificá-los)
Proteína de aveia, (Hydrolyzed Oats), arroz (Hydrolyzed Rice Protein), seda (Hydrolyzed Silk Protein)
Proteína Hidrolisada da Soja (Hydrolyzed Soy Protein)
Proteína Hidrolisada do Milho

Entre outros.

As proteínas tem grande potencial reconstrutor, mas as proteínas citadas aumentam a absorção dos nutrientes e hidratantes e ajudam no condicionamento.
Qualquer dúvida deixem nos comentários!

Beiijo, beiijo!!

quarta-feira, 16 de março de 2016

Make St. Patrick's Day

Oiii meninaas!

Que sábado é dia de St' Patrick's Day BH, no Parque das Mangabeiras não é novidade.

A novidade é o passo a passo dessa make super 'verdona' para você usar no evento!

Então confere o passo a passo...




Usei a mesma paleta da Jasmyne da Maquiagem de dia das Mulheres..














Comecei aplicando a sombra 1 em todo o côncavo esfumando bem;








Apliquei fixador de sombras em toda a pálpebra móvel, e depois apliquei a sombra 2 no cantinho externo puxando um pouco para o canto interno e deixando subir um pouquinho para cima da sombra 1 bem leve;


 Agora depositei a sombra 3 até quase chegar no cantinho interno;



Depois apliquei a sombra 4 bem no cantinho interno;


Agora apliquei a sombra 5 no cantinho lacrimal;


Por ultimo apliquei lápis preto na linha d'água e depois apliquei um pouquinho da sombra 4 rente aos cílios inferiores e finalizei usando máscara de cílios.




O batom que escolhi foi a cor 01 da Vult .


Espero que tenham gostado!
Beijooo!!

terça-feira, 15 de março de 2016

Dicas para quem está em transição

Olá meninas!!

Já fiz um post aqui te dando motivos para assumir seu cabelo natural, e hoje trouxe dicas para você que está em transição.
Infelizmente não existe um produto que traga os cachos de volta. Mas existem formas de passar por esse processo de forma menos dolorosa.
A transição não é uma coisa fácil! Só quem já passou ou está passando sabe. A sensação de olhar no espelho e não gostar do próprio cabelo, pra nós mulheres, é muito ruim.

O pensamento de cortar o cabelo pra quem tá acostumada com o cabelão então... nem se fala rs mas alcançar algo que queremos é fantástico!

Então vai algumas dicas para quem está em transição...

Busque inspiração


Nathalie Barros
A primeira dica é buscar inspirações, seja em blogueiras, Youtubers ou artistas que tem seus cachos naturais!
É muito importante ter em quem se inspirar, principalmente nos dias que bate aquela vontade de desistir e alisar tudo de novo.
Minhas dicas são essas lindas ai...

Rayza Nicácio


Nina Gabriella
Hidrate sempre!

Durante e depois da transição, hidrate bem o cabelo. Além de garantir que o novo fio vai nascer e permanecer bonito e saudável, o cabelo mal cuidado tem mais dificuldades para crescer. Adote o Cronograma capilar usando produtos que estimulem o crescimento.

Modele os fios!

Procure formas de modelar os fios sem prejudicar os que estão nascendo, fazendo texturização e fitagem, por exemplo.
Veja o post sobre texturização aqui

Abuse dos penteados e acessórios.

Faça penteados para disfarçar a diferença dos fios e use acessórios. Use tranças, tiaras, coques, no começo você pode fazer rabo de cavalo, por exemplo, para disfarçar a raiz.

Esqueça o secador e a prancha!

Não adianta largar a progressiva e fazer escova todo fim de semana. Isso só vai fazer que o período de transição se estenda. Mesmo esses procedimentos mais leves danificam o cabelo, o uso excessivo de ferramentas de calor podem trazer o mesmo efeito que o relaxamento.
É claro que as vezes até pode usar, mas evite ao máximo.




Não fuja da tesoura!

Aconselho você a começar cortando boa parte da química. Se eu fosse passar por transição hoje, eu cortaria meu cabelo na altura dos ombros sempre, até acabar com a química. Confesso que não teria coragem de cortar mais curto rs. mas é pura bobagem achar que cabelo cachado curto ficar feio, muito pelo contrário!
Antes tinha medo de cortar meu cabelo muito curto e ficar estranho, mas hoje as vezes tenho saudade dele curto rs .


Não ligue para os comentários.

Você vai ouvir muita gente dizer "não vai ficar legal", " não vai combinar com você" , bla, bla, bla... entre coisas piores, mas se agarra naquela sua inspiração porque o resultado vai valer muito a pena.


Não está gostando nada do cabelo?

Chame a tenção para outros pontos do seu corpo, sendo com uma roupa mais bacana, brincos ou com um batom vermelho.

No mais, não desistam meninas! Garanto que vai valer a pena!
Se você é das corajosas, corta essa química toda! Acredito que o processo fique mais fácil, afinal você não vai precisar lidar com as duas texturas rs


Espero ter ajudado vocês!!

Beijo, beijo!

domingo, 13 de março de 2016

ARGILA VERDE: Poderosa contra acne e oleosidade capilar excessiva

Oii Maravilhosas!

Já ouviram falar da Argila Verde?
Como prometi no post sobre Benefícios estéticos do Vinagre, fiz a hidratação da minha pele hoje com Vinagre e Argila Verde e vim contar para vocês.

Comprei esse pacote com 1Kg de Argila por R$10,90 em uma casa de produtos naturais.

Argila Thermal Verde: Micronizada - Origem Vulcânica


Não sei se conseguiram ver, mas o  que diz na embalagem do produto é o seguinte:
Reduz gradualmente: Rugas - Manchas - Celulites - Flacidez - Cravos - Espinhas - caspas - Olheiras...
Acentuado poder de limpeza e revitalização logo nas primeiras aplicações, para todo tipo de pele.

Depois de ler isso minha vontade foi essa...



É claro que dentro de uma piscina de argila kkk

________________________

A aplicação sugerida na embalagem é a seguinte:
  • Prepare em tigelas de vidro ou porcelana e misture com espátula de madeira, EVITANDO usar utensílios metálicos ou plásticos;
  • Misture água filtrada ou chá de camomila com Argila em pó, juntamente com um pouco de óleo vegetal (Girassol ou azeite de oliva); OBs.: Uma vez coloquei muito óleo e ficou impossível de passar rs, então é bom não usar muito.
  • Aplique a pasta cremosa de argila em camadas de até 1cm de espessura diretamente sobre a pele previamente lavada ou se preferir aplique sobre uma fina gaze de algodão forrando a pele.
  • Deixe agir por uns 30 minutos ou mais (permanecendo imóvel);
  • Remova puxando à seco e lave a pele com água fria ou morna ;
  • Repita a aplicação 3 a 4 vezes por semana durante vários meses.
  • Jamais reutilize a Argila removida da pele.

Experimente misturar Argila Thermal em pó ao seu sabonete líquido ou shampoo
________________________


Para a aplicação em meu rosto, coloquei um pouco da Argila ( a quantidade que achei ideal para meu rosto) e acrescentei uma colher de água e 1 colher de vinagre não muito cheia ( a quantidade da foto)

O ideal é deixar a argila durante 30 minutos, mas deixei um tempo menor (20 minutos mais ou menos) porque a argila já estava seca em quase todo o meu rosto e já estava incomodando muito rs e depois lavei com água fria.
Você vai sentir sua pele sendo puxada e pode sentir um incomodo ou cosseira, não se preocupe, isso é normal!
Após lavar você pode perceber vermelhidão em algumas partes do seu rosto, mas isso é normal também e em poucos minutos passa.

Gostei do resultado!
Não tenho problemas com acne, nem espinhas gigantes rs mas tenho muitas espinhas pequenas, umas irritantes que você espreme e não saem e acaba ficando uma bolinha na pele, principalmente na região do nariz. E tenho alguns cravinhos bem pequenos no nariz também.
Passando a argila consegui retirar algumas finalmente rs e percebi que algumas linhas de expressão diminuíram.
A pele fica bem sequinha mesmo!
Já tinha usado a Argila com água, mas achei o resultado com vinagre melhor. Minha pele ficou sequinha, mas não ficou demais, com água achei que pareceu um pouco ressecada em alguns pontos ( mas não lembro quanto tempo deixei, talvez isso foi o que afetou).

Assista também esse vídeo sobre a aplicação da argila verde no Cabelo (aqui).É um vídeo da Duda Fernandes ela curou seborreia com a Argila gente, se você tem problemas com oleosidade, vale a pena ver rs
Não faço uso da Argila verde no cabelo, não tenho problemas com oleosidade. Mas vou tentar comprar a branca e testar para trazer os resultados para vocês! 

Eu gostei do resultado! E achei barato!
Conta pra mim o que acharam!!
Beijuuuu!!