Pesquisar

terça-feira, 31 de maio de 2016

PETROLATO: O que é? Que mal ele faz?

Oii meninas!
Tudo bem com vocês?
O post de hoje é sobre o petrolato, que é um grande problema para os cabelos, e gera muita dúvida ainda (tem gente que nem sabe o que é isso na verdade rs). Então vamos tirar umas dúvidas.

O que é o petrolato?

O petrolato é um derivado do petróleo. Sua descrição nos produtos pode ser: Petróleo Liquefeito, Petrolatum, vaselina, óleo mineral, Mineral Oil, parafina líquida, paraffinum liquidum, óleo de parafina. Ele pode ainda ser usado como matéria-prima na fabricação dos silicones (mas nem todo silicone é feito de petrolato).

Por ter um custo muito baixo, os petrolatos são muito usados na fabricação de produtos para pele e cabelo, por isso é bom ficar de olho da composição dos produtos.

** Lembrando que não são usados somente em cremes de hidratação, mas também em condicionadores, cremes para pentear, óleos reparadores de ponta (principalmente), protetores térmicos, etc...

Mas qual o problema disso?

Provavelmente você já usou uma máscara de hidratação e, depois que lavou o cabelo, parecia que nem havia hidratado, esse é o problema.

Os petrolatos não trazem nenhuma hidratação para nossos cabelos e pele, além disso ele não consegue penetrar na nossa pele e cabelos, por isso não vai ajudar, por exemplo, a levar para a estrutura dos fios as vitaminas que ele precisa. O que ele faz é criar uma capa no nosso fio causando superficialmente efeito de maciez, essa capa não permite que se perca hidratação do fio, mas ela também barra a reposição nutricional, ou seja, quando você voltar a passar uma hidratação no seu cabelo, ela não vai conseguir penetrar no seu fio. Além de tudo essa capa não deixa você perceber a real situação do fio.
Por isso, quando você usa frequentemente produtos com petrolatos, é como se você estivesse matando seus cabelos aos poucos, pois se essa capa não for desfeita, seu cabelo não receberá mais nenhum nutriente, fazendo com que ele não cresça e se quebre.

Outra coisa que ele pode fazer é acumular e causar entupimento de poros - nos cabelos, isso dificulta o crescimento; na pele, pode causar dermatites.

Mas não é só passar shampoo que sai?


Com shampoo sai mesmo, mas tem um probleminha.

Os shampoos menos agressivos (geralmente os perolados), ou sem poder de agressão aos fios (liberados para No poo e Low Poo), não conseguem desfazer essa capa, pelo menos não facilmente (acredito que com um tempo saia).
Por exemplo se você usa produtos com petrolatos toda semana, essa capa nunca será desfeita.

Os shampoos que possuem sulfatos agressivos, retiram toda e sujeira do nosso cabelo, e levam embora também os petrolatos, o problema é que ele tira os nutrientes, as hidratações e a proteção no nosso fio, além disso, como ele faz a limpa na nossa cabeleira, nosso sistema entende que precisa ser produzido mais óleo ali, daí surge o problema da oleosidade excessiva e caspa. Eu já expliquei um pouco sobre isso no post sobre No Poo.
A oleosidade natural do couro cabeludo é rica em nutrientes, mas a maioria das pessoas vê a oleosidade como sinônimo de sujeira, mas a verdade é que nossos cabelos e pele fazem bom uso dessa oleosidade, e também necessitam dela. 

O fato é que, não adianta você usar um shampoo agressivo todo fim de semana, por exemplo, só para continuar usando produtos com petrolatos. Se você usar um shampoo agressivo e depois tacar petrolato por cima, você vai estar encapando seu cabelo sem nenhum nutriente.
Se você quer abandonar esse petrolato deve fazer o seguinte:
Se você vai começar esse tratamento hoje, seu cabelo provavelmente terá um pouco de petrolato, então é necessário que lave seu cabelo mais uma vez com o shampoo com sulfato agressivo, pois ele tem a capacidade de tirar o petrolato do seu fio. Depois disso abra mão desses produtos.

Mas então nenhuma máscara com esse produto presta?

Não é bem assim, até porque as máscaras não possuem somente petrolatos na composição, elas tem ingredientes que realmente hidratam nossos cabelos, mas fica difícil selecionar se o efeito é dos ingredientes ou dos petrolatos. Existem máscaras com petrolato que hidratam realmente nosso cabelo, e existem máscaras com petrolato que apenas aparentam hidratar. Uma maneira de fazer esse teste é ver como o cabelo fica uns dias depois da hidratação.

Se você não que abrir mão daquela máscara que acabou de comprar, você pode alternar o uso com hidratações caseiras, e máscaras que não possuem petrolato na composição.
Agora se o petrolato está em um creme para pentear, ou condicionador, fica mais difícil rs

Mas eu também não vejo problemas em usar esses produtos às vezes, naquele dia que o cabelo não tá grandes coisas e você quer dar uma encapada nele, porque tem uma festa ou algo importante para ir rs
Então a dica é: você dá uma encapada e depois é só usar um shampoo anti-resíduos na próxima lavagem, lembrando que eles agridem um pouco os cabelos, então vai precisar de uma boa hidratação depois, com bastante óleo de preferência. Mas faça isso no máximo uma vez ao mês, e nos outros dias use produtos sem petrolatos. ;)

Então meninas, é isso.
Espero que tenha ajudado
Qualquer dúvida deixa aqui nos comentários.
Beijos :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores