Pesquisar

quinta-feira, 17 de março de 2016

Tudo sobre Hidratação - Primeira etapa do Cronograma Capilar

Oiiii gente!!

Como havia prometido no post sobre Cronograma Capilar, hoje vim trazer para vocês um pouco mais sobre a Hidratação Capilar, que é a primeira etapa que aparece lá no cronograma.

Mas antes de aprofundar mais no assunto da hidratação, é importante saber um pouco sobre a Composição química dos Cabelos...

O componente primário do fio é a queratina que corresponde entre 65% e 95% do peso da fibra capilar, outros elementos. Basicamente o cabelo é composto por:
Água: chaga em torno de 10% da composição do fio.

Lipídeos: Fazem parte da composição interna e externa dos fios, esses somam 6% da composição dos fios. Os internos ajudam na estrutura do fio e os externos são responsáveis pela lubrificação ao longo do fio (a oleosidade boa).

Aminoácidos: São compostos das proteínas e somam mais ou menos 14% da composição do fio. O mais importante é a cisteína, que contém enxofre em sua molécula. Está presente em todo o polímero da queratina. Por oxidação, duas moléculas de cisteína podem formar fortes ligações dissulfeto e, portanto, ligar polímeros de queratina adjacentes. Essas ligações de cisteína contribuem para a força dos cabelos e são as principais responsáveis pela resistência.

Os cabelos são compostos ainda por, oxigênio, carbono, Hidrogênio, Nitrogênio, e Enxofre. Podemos ainda encontrar Cálcio, Ferro, Chumbo e Silício.
Como expliquei no post sobre Cronograma Capilar, hidratar é basicamente repor a água dos fios. Cabelos com necessidade de hidratação tendem a ser sem brilho e ressecados.

Nossos cabelos sofrem danos diários com o cloro existente na água, poluições, sol além das químicas e colorações, o que faz com que eles enfraqueçam devido a perda de água e outros componentes, o que pode deixá-los opacos e sem vida. Por isso é importante fazer hidratações semanais, para manter o nível da água necessário para o fio.
É importante saber o que o cabelo necessita e a máscara que dará um resultado melhor.

Como saber se a máscara é hidratante?

Se no rótulo do produto apresentar a informação "hidratante", provavelmente ele servirá para este fim. Mas não é sempre! Algumas máscaras especificadas como Hidratantes nos rótulos podem ser mais nutritivas ou reconstrutoras do que hidratante, por isso é importante ficar de olho na composição.

Como já havia comentado no post sobre cronograma capilar, é muito importante observar a composição das máscaras que compramos, isso ajudará na escolha e identificação de forma mais correta do produto.

Isso não quer dizer que você vai precisar virar um Expert no assunto rs você sabendo reconhecer algumas substâncias principais já basta para conseguir identificar a função da máscara.
E não precisa ficar paranóico com isso também. Eu, por exemplo, busco máscaras hidratantes com poder nutritivo também, porque meu cabelo é muito grande e, por ser cacheado, ele perde muito a oleosidade natural ao longo dos fios, então sinto mais necessidade de nutrição do que de hidratação nos meus cabelos, por isso faço nutrição e na hidratação uso uma máscara que além de hidratar esteja nutrindo um pouco também.


O ponto mais importante para determinar que a máscara é hidratante é o resultado que ela vai dar aos seus cabelos. Uma máscara hidratante faz seus cabelos ficarem, leves, macios e brilhantesss rs

Você pode ver mais sobre isso aqui.

Você não precisa investir muuuito em máscaras hidratantes, uma máscara baratinha já faz um ótimo trabalho, e você pode potencializar ela usando o bepantol ou probentol como eu faço rs e também existem muitas hidratações caseiras super fáceis de fazer e eu até prefiro rs aqui no blog mesmo tem algumas.

ALGUMAS SUBSTÂNCIAS HIDRATANTES

Álcoois modificados
Vitaminas
Glicerina Vegetal ou Glicerina (Glycerin, Glicol, Gliceryl)
Bepantol
Açucar (Sacarose ou Derivados do Açúcar)
Extratos Botânicos
Proteína Elastina e Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein)
Panthenol
Babosa (Aloe vera)
Silicones (os Silicones são componentes utilizados para manter a hidratação nos fios, mas seu uso em excesso pode danificá-los)
Proteína de aveia, (Hydrolyzed Oats), arroz (Hydrolyzed Rice Protein), seda (Hydrolyzed Silk Protein)
Proteína Hidrolisada da Soja (Hydrolyzed Soy Protein)
Proteína Hidrolisada do Milho

Entre outros.

As proteínas tem grande potencial reconstrutor, mas as proteínas citadas aumentam a absorção dos nutrientes e hidratantes e ajudam no condicionamento.
Qualquer dúvida deixem nos comentários!

Beiijo, beiijo!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores