Pesquisar

quarta-feira, 9 de março de 2016

CRONOGRAMA CAPILAR: A salvação para os fios!

Olá meninaas e meninoos!

Você vive fazendo hidratações para seus cabelos, mas nunca consegue o resultado que quer?

Então aproveita o post, porque hoje o assunto é Cronograma capilar!

O que é o cronograma capilar?

O cronograma capilar é um plano de tratamentos que você vai fazer para seu cabelo. Sua eficiência se deve ao fato de nele conter os tratamentos que nossos cabelos mais necessitam. O espaço mínimo entre as etapas deve ser de 48h.

O cronograma capilar oficial é este ai.


Vale lembrar que cada cabelo é um cabelo, cada cabelo tem sua história, cada cabelo se identifica melhor com um determinado tipo de produto e cada cabelo tem uma necessidade!
O que indico é que você comece usando o cronograma oficial e depois vá adaptando de acordo com as necessidades do seu cabelo.

Tá com dúvidas sobre as necessidades do seu cabelo? Então eu vou te ajudar!

Hidratação: Hidratar é basicamente repor a água dos fios. Cabelos com necessidade de hidratação tendem a ser sem brilho e ressecados.

Nutrição: A nutrição é que vai "alimentar" os cabelos, fazendo eles mais fortes e resistentes. Ela vai devolver a oleosidade natural dos fios. Cabelos com necessidade de nutrição tendem a ter muito frizz, serem cabelos porosos e sem balanço.

Reconstrução: A reconstrução é a etapa responsável por repor as proteínas dos cabelos. Cabelos com necessidade de reconstrução tendem a ser quebradiços, finos e com excesso de pontas duplas. Geralmente cabelos que passaram por processos químicos são os mais necessitados de reconstrução.

Obs.: Cuidado com as máscaras para reconstrução! Elas podem deixar os fios pesados e danificá-los. 
Por isso ela é indicada somente uma vez no cronograma. Então faça reconstrução somente se o cabelo estiver precisando, e nunca faça reconstrução sem fazer hidratação na etapa anterior.
Se sua máscara de reconstrução não for muito pesada, você pode aumentar o uso. O certo é você adaptar o uso da reconstrução no cronograma de acordo com o estado do seu cabelo.

E quais são os componentes dos produtos de cada etapa?

Máscaras de hidratação – Componentes: silicones, álcool modificado, são a base de frutas, vegetais, pantenol, glicerina etc.

Máscaras de Nutrição – Componentes: óleos e manteigas vegetais, ceramidas etc.

Máscaras de Reconstrução – Componentes: creatina, queratina, arginina, colágeno etc.

Mas como identificar os produtos que devo usar em cada fase?

Para identificar produtos que realmente são bons para cada etapa, você deve ficar atenta as composições do produto.
É difícil determinar com certeza se a máscara é para hidratar, nutrir ou reconstruir, porque muitas vezes ela é formada por componentes que atendem mais de uma etapa do cronograma. Então não precisa ficar muito focado nisso, mas vou dar algumas dicas:

Para identificar melhor quais componentes a máscara contem em maior parte, você pode observar a ordem em que os componentes se apresentam na fórmula. A ordem indica qual o principal componente do produto, sendo os primeiros com maior concentração que os últimos citados, assim você poderá descobrir em qual etapa ele poderá ter mais efeito.
Outra maneira de descobrir em qual etapa ele provavelmente dará mais efeito, é observando a quantidade de cada tipo de produto, por exemplo: se a máscara conter vários componente nutritivos e alguns reconstrutores, ela tende a ser mais nutritiva que reconstrutora.
Mas a melhor forma de saber mesmo é testando, e de acordo com o resultado você concluir com qual etapa a máscara mais se encaixa.

A principal coisa que você vai precisar para seguir o cronograma é boa vontade! rs
Pra quem está em transição é ótimo!!

Vou tentar trazer posts mais detalhados sobre cada etapa. 
Se quiserem algo mais específico comentem aqui!
Qualquer dúvida deixa aqui nos comentários, ou lá na Página do Face do Blog!
Beijoos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores